BELO HORIZONTE – MG
Devise é hoje um dos grupos brasileiros mais comprometidos com britpop e o rock alternativo. Influenciados por Oasis, The Stone Roses, Smiths, Strokes, Black Rebel Motorcycle Club e Velvet Underground, os mineiros não negam também as suas raízes: são diretamente influenciados pelos conterrâneos do Skank e o gênio Lô Borges.
Uma das bandas mais ativas da cena autoral brasileira, eles vêm se apresentando constantemente por diversas cidades do país. Com um disco lançado em 2014 (Lume), a Devise mostra seu amadurecimento no “Petricor”, que foi disponibilizado em maio de 2017. O álbum foi composto e gravado entre 2016 e 2017, entre São Paulo e Belo Horizonte, totalizando passagens por 4 estúdios diferentes. Após o lançamento do disco, a banda figurou diversas listas de melhores do ano dos principais portais de música do Brasil.
O cuidado e o refinamento nas produções dos trabalhos apresentados pelo quarteto são diferenciais que chamam a atenção de projetos de relevância na cena independente, como o Popload Session, o mundial Converse Rubber Tracks, festivais conceituados como o Festival Breve, e de jornais como O Globo, que incluiu a banda na lista “da nova geração da música brasileira”. A banda estende esse refinamento no trabalho para os videoclipes. Dois destaques são “Bodatista”, uma homenagem ao “encontro” de Arnaldo Baptista dos Mutantes com o líder do Nirvana, Kurt Cobain. E também o clipe de “27” que gerou polêmica na internet, levantando um questionamento sobre o ódio e preconceito que tomou conta do país nos últimos meses. Além desses vídeos, a banda também gravou uma versão de “Uns Dias” homenageando os 30 anos do disco “Bora Bora” dos Paralamas do Sucesso. Esse tributo foi compartilhado pelos próprios Paralamas em suas redes sociais.
Depois de passar quase dois anos se dedicando à turnê do álbum “Petricor”, a Devise dá agora os primeiros indícios de que um terceiro disco pode estar a caminho. A banda lançou recentemente dois singles que já são suas músicas de maior repercussão, “Além do Próprio Espelho” e “Tempo Aberto”. Ambos gravados no Pacific Studio em Belo Horizonte, com a assinatura do produtor Cris Simões que já trabalhou com nomes como Skank, Lô Borges, Zeca Baleiro, Jota Quest, entre outros. Assim, a banda segue construindo seu novo álbum e levando sua alta energia pelos palcos por onde passa.