Baixista pegou fãs de surpresa ao anunciar sua saída do Nightwish e a renúncia à vida pública no dia 12 de janeiro
Por Rafael Bitencourt
Às vésperas de seu aniversário de 55 anos, Marko Hietala pegou os fãs de surpresa com uma notícia que não é motivo de comemoração. O baixista e vocalista do Nightwish, acostumado a dividir os vocais com Floor Jansen em diferentes músicas e a assumir o microfone principal em faixas como “While your lips are still red” e “The Islander”, anunciou sua saída da banda finlandesa de metal sinfônico.
Como motivos para a decisão, o músico aponta a luta contra a depressão e a indústria musical, com a qual se mostrou descontente. “Temos empresas de streaming que demandam trabalho integral e inspiração dos artistas, enquanto dividem injustamente seus lucros. Somos a república dos bananas da indústria musical”, diz em comunicado publicado em sua conta no Twitter.
“Os grandes promotores de turnês espremem porcentagens até mesmo de nossos próprios produtos de merchandising”, afirma a nota.
Por conta da pandemia de covid-19, Hietala afirma que, em 2020, foi “forçado a ficar em casa e pensar”. Ele diz ter ficado “decepcionado com muitas coisas” e que precisa “encontrar algumas novas razões e inspirações”.
Luta contra a depressão
O músico finlandês mencionou sua luta contra a depressão crônica, o que já havia sido evidenciado em sua biografia intitulada “Stainless?”, lançada em 2019. “Será perigoso para mim e para as pessoas ao meu redor se eu continuar. Tive pensamentos sombrios há algum tempo”, diz.
Hietala afirma ainda que deixará sua vida pública, mas que seu afastamento não será para sempre. “Preciso me reinventar. Espero falar sobre isso em 2022”.
O artista, que completa 55 anos no dia 14 de janeiro, buscou tranquilizar os fãs em seu comunicado. “Estou bem, tenho meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor”, completa.
Nightwish se pronuncia
Também por meio do Twitter, o Nightwish informou que decidiu, “em mútuo entendimento”, realizar, com um baixista contratado, a “Human. :II: Nature World Tour”, turnê referente ao seu último álbum, “Human. :II: Nature”, lançado em 2020. As datas serão anunciadas posteriormente.
Marko Hietala substituiu o baixista original do Nightwish, Sami Vänskä, em 2001, quando foi lançado “Century Child”, disco que marcou sua primeira aparição na banda com a qual gravou oito álbuns de estúdio.